Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Plenitude gerada

Plenitude gerada

Junho 29, 2025

Maria

Todos os direitos de autora reservados

Célia M Fernandes

 

Chegou o dia da formatura de Carolina e a comemoração também, num belo restaurante. O lugat era encantador, com cortinas transparentes, na porta de entrada. Um candelabro, numa mesinha redonda, com velinhas perfumadas, no hall. Um espelho oval com rebordo brilhante na parede e um jarro alto no chão, com flores coloridas. Seguia um corredor amplo para a sala de almoços e jantares. As paredes de cor azul, quadros de temas campestres, as mesas e cadeiras brancas, simples de madeira. Na sala destacamvam-se palavras espalhadas pelas paredes, como "alegria, convívio, simpatia e volte sempre..."

Nas mesas estavam dispostas toalhas bordadadas por cima, com as flores e em cada uma , um frasco de vidro com uma pequena vela acesa.

A dona Mariazinha, proprietária do restaurante , pensava nos pequenos detalhes para que tudo se conjuga-se perfeitamente, em harmonia com o ambiente. Para melhorar, ainda o espaço, ouvia-se música em tom baixo.

Todo o grupo de amigos, chegavam para aquele almoço, entraram, e sentaram-se com entusiasmo, pediram a comida caseira  e típica da região. Carolina aproveitou para convidar todos para viagarem com ela naquele Verão. Perguntou a todos as suas disponibilidades e combinou com alguns deles para brevemente irem à aventura.

A menina e os pais compraram uma carrinha grande, em segunda mão, de cor amarela, para poderem fazer as viagens de Verão, para lugares novos que ainda não conheciam. Há muito tempo que pretendiam ir para a estrada, descobrir o país e assim verem sítios belos, nunca vistos.

Tinham escrito na agenda, os nomes de vários lugares para visitar, no norte, centro e sul de Portugal.

Carolina falou novamente com os amigos para partirem e duas das amigas prontificaram-se a acompamhar. Seriam feitas muitas fotos de todos os sítios por onde passassem e a menina iria fazer um diário, com as fotos e explicar na escrita, ao pormenor todas as viagens. 

Primeiro lugar a visitar, era a Serra da Estrela, um lugar lindíssimo logo para começar. Depois, Trás-os- Montes, Brgança e Gerês. Ainda teriam tempo para ir até â Mata do Buçaco, Nazaré, Arrábida e Porto Côvo. Nas zonas mais quentes do país, iriam vistar Sagres e Tavira.

Vou partilhar convosco, passagens do diário de Carolina...

" Primeiro dia com destino, à Serra da Estrela.

Partimos de manhã e correu tudo bem, na viagem. Usámos o mapa de papel para nos guiarmos, à moda antiga. Fomos então diretos até ao cimo da Serra, a vista era linda, com o céu azul que não acabava. Havia vendedores de queijo, camisolas de pura lã e outros produtos regionais. Provámos o famoso queijo, muito bom e seguimos depois para almoçar e provar, muito boa comida regional, num restaurante, em Manteigas. Comemos cabrito, enchidos e queijos."

Carolina, os pais e as duas amigas, Maria e Helena, foram depois para norte. O destino, seguinte foi Bragança e ficaram hospedados em casa de família. Visitaram o castelo, a cidade e outros lugares próximos de Trás-os -Montes. Lugares lindos, muito lindos que viram, especialmente  o Parque de Montesinho e rio Onor. Com casinhas em pedra  muito especiais, muito bonitas. No caminho viram esquilos, veados e raposas que passeavam naturalmente descontraidos.

 

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub